Política de segurança alimentar

A implementação da Política de Segurança Alimentar na Empresa Produtos Alimentares Carina Lda. assenta em valores de integridade e lealdade empresariais, e em elevados padrões éticos: honestidade, confiança e transparência relativamente às pessoas e à legislação vigente.

Para tal, nos últimos anos, a Empresa tem procedido a grandes e contínuos investimentos, na aquisição e modernização de todos os seus equipamento tecnológicos, bem como, nas estruturas necessárias para a realização dos processos associados ao SGSA implementado e, o consequente recrutamento de recursos humanos especializados.

A Empresa Produtos Alimentares Carina Lda., desenvolve acções que permitem assegurar o cumprimento dos requisitos e expectativas dos seus clientes, com os quais mantém uma relação estreita e transparente. Neste sentido definiu e implementou a Política de Segurança Alimentar, que se encontra assente nos seguintes compromissos:

  • Assegurar o cumprimento dos requisitos de segurança alimentar aplicáveis aos produtos comercializados;
  • Avaliar e promover continuamente a satisfação dos clientes;
  • Cumprir com os requisitos estatutários e regulamentares, aplicáveis ao âmbito da certificação;
  • Qualificar e avaliar periodicamente os fornecedores e exigir rigor na qualidade dos produtos fornecidos. Manter uma boa comunicação com os mesmos com o objectivo de assegurar a segurança alimentar das matérias-primas, bem como dos aditivos e auxiliares tecnológicos;
  • Assegurar a formação adequada aos colaboradores, de forma a desenvolverem as suas competências e enriquecer o conhecimento para um desempenho eficaz e responsável das suas actividades;
  • Manter o SGSA de modo a assegurar a realização de produtos seguros;
  • Manter uma comunicação contínua com as Partes Interessadas (internas e externas);
  • Assegurar a identificação, avaliação e controlo dos perigos e riscos relacionados com a Segurança Alimentar, obedecendo aos requisitos estipulados pela metodologia H.A.C.C.P. (Hazard Analysis and Critical Control Points) bem como, pela regulamentação vigente e pelo Codex Alimentarius.
  • Assegurar a análise constante das oportunidades de melhoria, com o objetivo de procurar sempre a melhoria contínua da empresa e dos seus processos.

A Gerência da Produtos Alimentares Carina Lda., promove a divulgação interna da Política de Segurança Alimentar de modo a que todos os colaboradores sintam a responsabilidade e o impacto das suas tarefas no Sistema de Gestão da Segurança Alimentar. As suas formas de divulgação traduzem-se essencialmente:

No acesso ao Manual de Segurança Alimentar;

– Na afixação da Política da Segurança Alimentar em local visível aos colaboradores.

– Na divulgação da Política da Segurança Alimentar, no site da empresa, para todas as Partes Interessadas.

A Administração assume o compromisso de gerar as condições administrativas e técnicas para implementá-la, mantê-la e actualizá-la, quando necessário.

PortuguêsEspañolEnglishFrançaisGalegoDeutsch